sábado, 18 de abril de 2009

Dia do Livro

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril porque foi nessa data, no ano de 1882, que nasceu Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil. São dele as obras Reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, O saci, Viagem ao céu. Nesses e em outros livros, as conhecidas e queridas personagens do Sítio do Picapau Amarelo - Pedrinho, Narizinho, a boneca Emília, Tia Nastácia e D. Benta, Visconde, Saci-Pererê, Marquês de Rabicó, a Cuca, entre outros, fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras.
As histórias de Monteiro Lobato, dos grandes escritores nacionais e estrangeiros e toda a cultura que o homem transmite de geração a geração você encontra nos livros. É por isso que eles são tão valorizados pelos povos do mundo todo. Ler é como fazer uma viagem à terra das aventuras, à terra da ciência, à terra dos sonhos, à nossa terra.
Se pudermos conviver com livros de que gostemos, que sentimos prazer em ler; se tivermos pais, amigos, professores e bibliotecários que nos incentivem e orientem na leitura; bibliotecas públicas e escolares organizadas e em quantidade, passaremos a gostar de ler. Esse gosto representa uma grande conquista.
Para valorizar o livro e a leitura, o governo brasileiro criou em 1966, o Dia Nacional do Livro, que é o mesmo dia em que D. João VI criou a Biblioteca Nacional, 28 de outubro de 1810. Em 1980, através de decreto, a comemoração foi ampliada, criando-se a Semana Nacional do Livro que se estende de 23 a 29 de outubro.
Não existe melhor veículo de cultura que o livro, e o grau de civilização de um povo pode ser medido pela quantidade e qualidade dos livros que lê.
O livro é o meio principal e insubstituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento, do fomento à pesquisa social e científica.
Lendo, conhecemos os fatos e o pensamento de vários escritores, o que virá contribuir para a formação da nossa personalidade e, por conseguinte, da nossa atitude diante do mundo.

2 comentários:

  1. Oi!!!Vim te visitar e dizer que tem presente no meu blog esperando por você!!!...E viva o dia do livro, pois eu amo demais esse cantinho!!!!bjs da Tia Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiola! Amei o selinho. Obrigada!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir