terça-feira, 12 de maio de 2009

Níveis da alfabetização



Em síntese, podemos dividi-los em vários níveis, porém, vamos destacar os cinco principais:
1)Pré-Silábico – Nesta fase, os alunos escrevem rabiscos ou até mesmo letras para representar as palavras, porém sem nenhum vínculo com o que é falado. Exemplos:
A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro), A (brigadeiro)
2)Silábico sem valor sonoro (Intermediário 1) –O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, porém, sem relacionar o que ouve com a representação gráfica.Exemplo:
R O M T (brigadeiro)
3)Silábico com valor sonoro – Nesta fase, os alunos representam graficamente aquilo que ouvem, através da utilização de uma das letras de cada sílaba, representando cada uma com uma das letras presentes na mesma. Exemplo:
I A E O – B H D O (brigadeiro)
4)Silábico Alfabético (Intermediário 2) –O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, ora, representando graficamente a sílaba por inteiro misturada a letras isoladas do fonema contido na sílaba, ora, representa a sílaba com outra letra que representa o mesmo fonema.Exemplos:
P I P O K (pipoca), S U K O (suco), B I Z (bis)
5) Alfabético – Nesse nível de alfabetização, a criança já apresenta um domínio da escrita, incluindo as sílabas complexas. Exemplos:
BRIGADEIRO, PIPOCA, SUCO, BIS

3 comentários:

  1. Olá Taciana,li que vç faz pós em alfabetização e letramento,eu fiz pedagogia,estou pensando em também fazer especialização em alfab. e letramento,como é´o curso,complementa mesmo?
    passa no meu blog tem selinhos p/ vç

    ResponderExcluir
  2. olá passei por aqui e aproveito para covidá-la a conhecer meu blig!!!bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Mônica. O meu curso de pós-graduação está só no começo. É um curso a distância do Instituto PROMINAS; já ouviu falar? é muito bom sim, vc vai gostar.
    Obrigada pelos selinhos. Eu AMEI!!!!!
    Beijinhos....

    ResponderExcluir