Projeto: Carnaval
Duração: uma semana.
Professora: Taciana Rodrigues.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto se justifica a partir da constatação de que tanto os alunos, quanto os professores, estavam necessitando de algo que os estimulassem na aplicação de atividades motivadoras que os envolvessem prazerosamente. Aproveitando o período de carnaval, esse projeto, tem como finalidade resgatar a história e a cultura tão ricas que envolvem os folguedos carnavalescos.
Assim, respeitando a individualidade e religiosidade dos alunos, elaboramos esse projeto com o objetivo de motivar e incentivar os alunos a participarem ativamente dos preparativos da Festa carnavalesca na escola.
Assim, respeitando a individualidade e religiosidade dos alunos, elaboramos esse projeto com o objetivo de motivar e incentivar os alunos a participarem ativamente dos preparativos da Festa carnavalesca na escola.
OBJETIVOS:
• Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação as Folias de Carnaval;
• Resgatar culturas e tradições esquecidas para os mais velhos e desconhecidas para os mais novos;
• Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
RECURSOS:
- CDS com músicas carnavalescas;
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
- CDS com músicas carnavalescas;
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
- Pesquisas;
- Cartazes;
- Interpretações;
- Recortes;
- Marchinhas;
DESENVOLVIMENTO
- Em uma roda de conversa perguntar para as crianças o que é o carnaval. Anotar suas impressões em um grande cartaz e pedir que façam desenhos sobre o tema.
Obs.: Com crianças maiores, vale a pena entrar nas questões relacionadas à origem e sua relação com a religião. Na Educação Infantil podemos ficar apenas com os símbolos.
- Pedir aos alunos que pesquisem em casa sobre como era o carnaval de antigamente.
(Cada professora trabalha de acordo com a realidade da sua sala de aula, e a faixa etária dos alunos; trabalhos escritos ou diálogos; pesquisas; cartazes; blocos carnavalescos; composição ou interpretação de marchinhas).
- Pedir que os alunos tragam imagens do carnaval de diversas partes do Brasil e do mundo, discutir suas diferenças e semelhanças, comparar com as informações colhidas no dia anterior. O trabalho poderá ser enriquecido com os respectivos estilos musicais.
- Exposição de trabalhos feitos pelos alunos;
- Construir material refente ao tema para a decoração da sala de aula, da escola e uso das crianças. Confecção de fantasias, alegorias e adereços.
OBS.:Cada professora trabalha de acordo com a realidade da sua sala de aula, e a faixa etária dos alunos, com: trabalhos escritos ou diálogos, pesquisas, cartazes, blocos carnavalescos, composição ou interpretação de marchinhas.
A escola fará uma festa ou um auditório onde será apresentado os trabalhos feitos pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário