quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do índio


Origem do Dia do Índio

No dia 19 de abril de 1940 foi realizado no México o I Congresso Indígena da América Latina, com o objetivo de divulgar os hábitos e costumes dos índios em toda a América. O evento também serviu como via para que os governos adotassem medidas capazes de melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas e reduzir a discriminação. Três anos depois do congresso, a data seria oficialmente declarada como o Dia do índio.
O Dia do índio é comemorado com feiras, exposições, debates e outros eventos. A data também é muito explorada nas escolas para se desenvolver atividades com as crianças e deixá-las familiarizadas com a cultura indígena.

A sociedade indígena


Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, estima-se que existiam 5 milhões de nativos no território. Comparado aos outros povos, os índios eram atrasados em muitos aspectos e desconhecia e existência de uma Europa que já investia pesado nas grandes expedições marinhas.
Os índios de antigamente viviam daquilo que a natureza podia oferecer – caçando e cultivando os alimentos através da agricultura. Desde tempos remotos eles já viviam em tribos e possuíam uma sociedade organizada, com homens e mulheres executando funções diferentes para garantir a sobrevivência da aldeia.
Os índios brasileiros tiveram que abrir mão de muitos hábitos com a chegada dos portugueses. O choque entre as culturas não foi favorável para os nativos, muito pelo contrário, eles foram explorados pelos colonizadores que começavam a extrair recursos naturais no Brasil. O abuse de poder dos portugueses era tanto que eles passaram a escravizar os índios na extração do pau-brasil.

A matéria-prima fornecida pela natureza era usada pela população indígena para a confecção de objetos que facilitavam o dia-a-dia, como machado, arcos, lanças, flechas, canoas e ocas. Cada tribo possui também as suas crenças, sustentando a figura do pajé para fazer os rituais e receber as mensagens dos deuses. Na organização da sociedade indígena, o cacique é considerado o grande chefe.
Com o passar do tempo, o índio foi se tornando mais moderno e acabou abandonando algumas tradições. A população que antes era numerosa também foi reduzida para cerca de 400 mil índios vivendo no território brasileiro. Justamente o contato com o homem branco fez com que as tribos perdessem um pouco da identidade cultural.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/dia-19-de-abril-o-dia-do-indio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário